São Paulo, sexta-feira, 21 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICAS

Bolívia e Peru podem abandonar democracia, diz embaixador dos EUA na OEA
O representante dos EUA na Organização dos Estados Americanos (OEA), embaixador John Maisto, disse ontem, em Brasília, que vê risco de Bolívia e Peru abandonarem a democracia, caso seus novos governos optem pelo o que chamou de "populismo propagandista".
"Sim. Há risco [de abandonar a democracia]. Não é uma questão de governo de direita ou de esquerda, mas de governar democraticamente. Pode haver um populismo responsável, que procura favorecer as desvantagens de alguns, ou populismo propagandista, que é que diz que os estrangeiros são responsáveis pelos problemas", disse.
Na avaliação de Maisto não basta que os governos da região sejam eleitos democraticamente. Ele citou a Venezuela como exemplo onde, embora o presidente Hugo Chávez tenha sido eleito democraticamente, as instituições não funcionam de maneira democrática. "Os elementos da democracia incluem liberdade de imprensa e o direito das minorias. Essas são questões que acontecem hoje na Venezuela." (DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: EUA: Aposentada joga US$ 3 em caça-níqueis de cassino e fatura US$ 10 milhões
Próximo Texto: China: Governo devolve acusação a britânicos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.