São Paulo, terça-feira, 21 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casa Branca não renegociará tratado com Canadá e México

DA REUTERS

O governo Obama anunciou ontem que não pretende reabrir negociações sobre o Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) a fim de revisar suas cláusulas trabalhistas e ambientais -ao contrário do que Obama declarou em sua campanha presidencial.
A informação foi dada por Ronald Kirk, representante dos EUA para o Comércio, segundo o qual Obama acredita que os dois temas podem ser tratados sem que seja necessário renegociar o Nafta.
Kirk fez parte da delegação americana à cúpula das Américas. Ele disse que Obama conversou na reunião com os líderes do México e do Canadá -os dois outros signatários do tratado- e "todos eles concordaram em que devemos procurar fortalecer o Nafta".
Por causa da crise econômica, a resistência ao livre comércio cresceu entre os congressistas americanos. Na última polêmica no Nafta, o Congresso, por pressão de sindicatos dos EUA, deixou de regulamentar uma cláusula que permitiria a caminhoneiros mexicanos livre trânsito no país vizinho.
Sobre o acordo de livre comércio com a Colômbia, também pendente de ratificação pelo Congresso americano, Kirk disse que Obama o instruiu a iniciar "consultas" com o Congresso e o governo colombiano. Contra o acordo, congressistas e sindicatos americanos argumentam que o governo de Álvaro Uribe não fez o suficiente para coibir a perseguição a sindicalistas.


Texto Anterior: Venezuela: Partido diz que pedirá asilo para líder de oposição a Chávez
Próximo Texto: Fidel: Ex-ditador vê frases "ásperas", mas chama Obama de "inteligente"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.