São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Na China, resgate salva dois sobreviventes quase 200 horas após terremoto

DA REDAÇÃO

O que parecia impossível aconteceu ontem com um homem de 31 anos e uma mulher de 60 anos. Vítimas do terremoto que atingiu a China no dia 12 -o número oficial de mortos é de 40.075-, eles foram resgatados de escombros com vida.
A aposentada Wang Youqun foi resgatada consciente 196 horas após o tremor em Pengzhou, na Província de Sichuan. Ela sobreviveu bebendo água da chuva.
Wang havia sido atingida na cabeça por uma viga de um templo e ficou desacordada por um dia. Quando acordou, arrastou-se cerca de 800 m para fora do templo. Porém uma réplica a prendeu entre duas grandes pedras, e boa parte do seu corpo foi soterrada. Wang sofreu uma fratura no quadril e arranhões no rosto.
Mas o primeiro salvamento foi no condado de Wenchuan. Ma Yuanjiang foi encontrado pouco depois da meia-noite (hora local), 179 horas depois do terremoto -as equipes trabalharam mais de 30 horas em seu resgate. Ele estava preso sob um prédio da hidrelétrica de Yingxiu Bay, onde é diretor.
Seu corpo está "tão frágil como o de um bebê recém-nascido", contou Wang Weidong, presidente do hospital a que foi levado. Seu braço esquerdo foi amputado.
Ma estava em reunião quando o tremor derrubou o prédio. Ele fora encontrado no domingo, quando um colega seu foi resgatado, mas foi preciso cavar um túnel de dez metros de profundidade para retirá-lo.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Turistas são colocados em "bolha" para não terem contato com violência de país da Copa
Próximo Texto: Líbano: Facções obtêm acordo para encerrar crise
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.