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GUERRA SEM LIMITES
Para autoridades, piloto que anteontem saiu da rota poderia, se quisesse, jogar monomotor sobre o prédio
Caças F-16 se atrasam para proteger a Casa Branca
DA REDAÇÃO
Um avião sem contato com as torres do aeroporto entrou no espaço aéreo de Washington na noite de anteontem. Caças F-16 foram enviados para intercepta-lo e a Casa Branca foi esvaziada. No fim, era apenas um monomotor perdido, mas um sinal preocupante permaneceu: se fosse um atentado, os caças não conseguiriam alcançar a aeronave antes que ela se lançasse sobre a Casa Branca.
Segundo autoridades, o monomotor, um Cessna-182, passou a
poucos quilômetros da residência
oficial do presidente, enquanto os
jatos da base aérea de Andrews,
em Maryland, estavam a uma distância que poderia ser coberta em
no mínimo 15 minutos.
Ou seja, os caças não conseguiriam interceptar o Cessna.
"Precisamos de uma área maior
de segurança ou então uma força
de combate voando constantemente perto da Casa Branca", disse uma da autoridade.
Patrulhas aéreas constantes sobre Nova York e Washington foram montadas depois dos ataques
terroristas de 11 de setembro, mas
acabaram interrompidas em abril
por causa dos altos custos das
operações e da dificuldade de
manter tripulações ativas.
Durante o alerta, o Serviço Secreto esvaziou a Casa Branca em
poucos minutos, mas o presidente George W. Bush e sua mulher,
Laura, ficaram no local.
"O presidente não foi informado do acontecido nem colocado
em um local de segurança porque
isso não se justificaria pela natureza da ameaça", disse o porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer.
Espaço aéreo
O Cessna não violou o espaço
aéreo da Casa Branca, disse Laura
Brown, porta-voz da FAA (agência de aviação civil dos EUA). Essa
zona restrita tem um raio de 24
km a partir do monumento a
George Washington, próximo à
residência presidencial.
O avião, entretanto, violou as
regras do espaço aéreo da capital,
que exigem que aeronaves sobrevoando Washington mantenham
uma altitude mínima de 5.500 m.
Essa categoria de avião chega,
segundo o fabricante, ao máximo
de 145 km/h, pesa, totalmente carregado, cerca de 1.200 kg e alcança
pouco mais de 6.000 metros.
Os caças escoltaram o monomotor até que ele pousasse em
Richmond, na Virgínia. O plano
original de vôo mostrava a rota
entre os Estados de Massachusetts (nordeste) e Carolina do
Norte (sudeste).
Pode ser que o piloto seja liberado incólume após um interrogatório, mas a FAA pode também
dar a ele uma advertência ou suspender seu brevê.
Vazamentos
Ontem, o presidente Bush se
disse "profundamente preocupado" com o vazamento de informações importantes que estariam
sendo discutidas no Congresso,
no marco das investigações sobre
as falhas dos serviços de inteligência antes de 11 de setembro.
Anteontem foi divulgada a informação de que a Agência de Segurança Nacional (NSA, em inglês) havia interceptado mensagens telefônicas no dia 10 de setembro que diziam "amanhã será
a hora zero" e "a partida começa
amanhã". Essas mensagens, porém, só foram traduzidas no dia
12 de setembro.
"O presidente tem profundas
preocupações sobre qualquer coisa que possa ser inapropriadamente vazada e que possa colocar
em perigo a habilidade dos EUA
de juntar informações e mesmo
que possa prejudicar nossa habilidade de manter fontes e métodos
na guerra contra o terror", disse
Fleischer, indicando que a fonte
dos vazamentos foi o Congresso.
Com agências internacionais
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