UOL


São Paulo, sábado, 21 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TCHETCHÊNIA

Dois terroristas morrem

Caminhão-bomba deixa 36 feridos em Grozni

DA REDAÇÃO

Um caminhão-bomba explodiu ontem em Grozni, a capital tchetchena, perto de um complexo de prédios do governo, matando dois terroristas e deixando 36 pessoas feridas. Autoridades locais acreditam que a bomba tenha explodido antes da hora.
Um casal que estava dentro do caminhão morreu com a explosão. Das 36 pessoas feridas, apenas quatro tiveram de ser hospitalizadas, segundo a polícia.
O ministro do Interior russo, Boris Gryzlov, disse que o atentado só não foi mais grave porque o caminhão não chegou ao complexo governamental, provável alvo do ataque.
O impacto da explosão abriu uma cratera de três metros de diâmetro e provocou danos materiais em uma unidade policial próxima e na rede elétrica, informou o governo.
A explosão aconteceu um dia antes da primeira sessão da Assembléia Legislativa local. Segundo a agência de notícias Interfax, a sessão inaugural não será adiada ou cancelada.
Anteontem, 11 soldados russos teriam sido mortos por rebeldes tchetchenos, que lutam pela independência. A informação foi dada por um funcionário do governo russo, sob a condição de anonimato.
No início deste mês, uma mulher-bomba provocou a morte de 14 pessoas, que viajavam dentro de um ônibus.
Os ataques rebeldes têm minado os esforços de Moscou para mostrar que a situação na região é estável. Em maio, o Parlamento russo chegou a aprovar uma anistia, na esperança de incentivar os rebeldes a abandonar a luta.
Os rebeldes forçaram a retirada das tropas russas da Tchetchênia depois da guerra que durou de 1994 a 1996. Os russos voltaram a ocupar a região em 1999, depois que os rebeldes atacaram uma área russa na fronteira com a Tchetchênia e de uma série de atentados terroristas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Ameaça fecha Embaixada dos EUA no Quênia
Próximo Texto: Panorâmica - Imigração: Barco com 250 ilegais afunda na Tunísia
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.