São Paulo, terça-feira, 21 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ARÁBIA SAUDITA

Mulheres cobram apoio público de Hillary ao direito de dirigir no país

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - Hillary Clinton, secretária de Estado dos EUA, está fazendo uma "diplomacia silenciosa" a favor de mulheres sauditas que reivindicam o direito de dirigir.
O anúncio, feito por Victoria Nuland, porta-voz do Departamento de Estado, vem no mesmo dia em que a associação Women for Driving (em português, mulheres pelo direito de dirigir) divulgou carta pública com a pergunta retórica a Hillary: "Onde você está quando mais precisamos?".
A campanha pelo direito ao volante começou há um mês no país, quando Manal al Sharif, 32, foi detida por dirigir e por postar vídeos no YouTube incentivando outras mulheres a seguir seu exemplo.
Ativistas organizaram, por meio das redes sociais, protesto nesta sexta-feira. Cerca de 40 mulheres dirigiram pelo país. Não há relatos de detenções.
O Women for Driving havia escrito para Hillary em 3 de junho pedindo apoio público. "Esperávamos que o pedido fosse recebido calorosamente, o que infelizmente não aconteceu", diz o texto de ontem.
"Há momentos em que faz sentido fazê-lo [defender direitos universais às mulheres] publicamente e há momentos para a diplomacia silenciosa", disse Nuland.
Hillary teria abordado o assunto em encontro com o príncipe Saud al Faisal, ministro saudita de Relações Exteriores, na sexta-feira.
A Arábia Saudita é um importante aliado dos EUA.


Texto Anterior: Após falha em míssil, Líbia diz que Otan matou mais 15 civis
Próximo Texto: Egito: Hosni Mubarak está sofrendo de câncer, diz seu advogado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.