São Paulo, Quarta-feira, 21 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUARDIÕES
Conheça a tropa de elite do Irã

da Redação

A Guarda Revolucionária nasceu com a Revolução Islâmica de 1979. Seus membros, conhecidos como pasdaran, integram uma espécie de força de elite, também chamada de "o exército verde", em alusão à cor do Islã.
Com cerca de 350 mil membros, são muito motivados ideologicamente. Os pasdaran são considerados o corpo de segurança interna e externa mais eficaz do Irã, com forças terrestres -incluindo unidades antidistúrbios- aéreas e navais e serviços de inteligência.
A Guarda Revolucionária, assim como a polícia e as outras forças militares do país, respondem ao comando do líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei, e são dirigidos por militares ligados à ala conservadora do regime.
Apesar do apoio da cúpula militar a Khamenei, acredita-se que grande parte dos militares de baixa patente apoie Khatami.


Texto Anterior: Golpe é improvável, afirma especialista
Próximo Texto: Nova legislatura: Francesa vai presidir o Parlamento Europeu
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.