São Paulo, terça-feira, 21 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICA DO NORTE

EUA cobram "respeito" a leis internacionais sobre o Ártico

DA REDAÇÃO

Os EUA pediram ontem "respeito" às leis internacionais que regem o trânsito no oceano Ártico, próximo ao pólo Norte -a região, rica em petróleo e gás, é de soberania compartilhada.
O pedido ocorre quando ganha fôlego a disputa pela área -russos e canadenses renovaram neste mês as reivindicações de que o pólo lhes pertence, enquanto EUA e Dinamarca, também limítrofes, se posicionam na controvérsia.
O tema emergiu ontem no município canadense de Montebello, onde os líderes de EUA, Canadá e México se reúnem até hoje na 3ª Cúpula da Aliança para a Segurança e Prosperidade da América do Norte (Aspan).
Os EUA querem que "sejam respeitados os direitos de trânsito internacional na área", disse o porta-voz da Casa Branca, Gordon Johndroe, a caminho do vizinho.
O presidente George W. Bush e o premiê canadense Stephen Harper teriam um encontro bilateral ontem.
A Aspan foi criada em 2001, num esforço para que Canadá, EUA e México, já parceiros no Nafta (Área de Livre Comércio da América do Norte), também cooperassem em segurança.
Ontem havia a expectativa de que os EUA anunciassem na reunião o Plano México, ajuda financeira para o combate do narcotráfico.
O primeiro dia da reunião foi marcado pelo confronto entre a polícia e centenas de manifestantes, que protestam contra o encontro e contra a presença de Bush.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Argentina: Menem fica em terceiro em eleição na Província natal
Próximo Texto: Oriente médio: UE acusa Hamas de desviar dinheiro de energia elétrica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.