São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAPACETES AZUIS

Senado brasileiro investigará suspeita sobre missão no Haiti

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A CRE (Comissão de Relações Exteriores) do Senado decidiu ontem solicitar informações aos ministérios de Relações Exteriores e da Defesa sobre as operações das Nações Unidas no Haiti, cujo comando é exercido pelo Exército brasileiro.
Presidente da comissão, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) marcou uma reunião ontem mesmo com o ministro Nelson Jobim (Defesa) para discutir o assunto. O Ministério da Defesa informou que na reunião irá se informar sobre o assunto.
O encontro foi motivado por denúncia do senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Na reunião da CRE ontem, ele apresentou vídeo com imagens de haitianos mortos e feridos nas ruas do país.
Feito por jornalistas do Haiti, o vídeo responsabiliza as tropas das Nações Unidas pelas mortes. Nas imagens, porém, não aparecem soldados da ONU atirando ou agredindo a população.
"A missão de paz no Haiti, coordenada pelo Brasil, tem realizado ações em que tropas, tanques e helicópteros bombardearam parte do bairro Cité Soleil, onde foram mortas crianças pequenas", disse Suplicy. "O porta-voz das tropas mencionou que ali viviam bandidos, mas como poderiam tais crianças serem bandidos? Não sabemos se são atos isolados ou freqüentes", completou.


Texto Anterior: Erros causaram mortes francesas no Afeganistão
Próximo Texto: Sucessão nos EUA: McCain ultrapassa Obama em pesquisa do instituto Zogby
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.