São Paulo, sábado, 21 de agosto de 2010

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FOCO

Propaganda do McDonald's com Asterix irrita franceses

DA REUTERS

Um novo anúncio publicitário do McDonald's, com o gaulês Asterix comendo hambúrguer e batata frita, causou indignação nos fãs da história em quadrinhos na França. Eles consideraram a propaganda um insulto contra o patrimônio nacional.
Um outdoor mostra o gaulês e seus amigos fazendo seu tradicional banquete na rede de fast food, com o bardo Cacofonix amarrado, como sempre, a uma árvore.
"Meu herói de infância sacrificado como um javali! O que vem depois? Tintin comendo no Subway?", questionou um blogueiro com o apelido de "sirchmallow".
"Que irônico, o invencível gaulês fazendo propaganda para os invasores", dizia outro comentário no Twitter.
Asterix, cujas lutas contra invasores romanos foram publicadas pela primeira vez em 1959, é geralmente tido como um emblema do espírito rebelde francês.
Ao lado de seu jovial companheiro Obelix, ele ainda é um dos mais amados personagens de quadrinhos no país, e seus livros venderam cerca de 325 milhões de cópias em todo o mundo.
O anúncio com Asterix é 1 de 3 criados para o McDonald's pela agência Euro RSCG, intitulada "Venha como você for".
Os outros trazem Cinderela chegando ao drive-thru em uma abóbora, e o assassino mascarado da série "Pânico" comendo um Big Mac.
O McDonald's é frequentemente alvo do sentimento antiamericano na França e é visto por muitos como símbolo da ameaça à cultura e à culinária imposta pela globalização e pela junk food (rica em calorias, mas de baixa qualidade nutritiva).
Em 1999, manifestantes destruíram uma loja da rede no sul da França, e despejaram o entulho na porta da prefeitura da cidade.
Não é a primeira vez, porém, que Asterix sucumbe ao capitalismo. Em 2001, com o lançamento do filme "Asterix e Cleópatra", o McDonald's o "contratou" para substituir Ronald McDonald em sua campanha de marketing.


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