UOL


São Paulo, domingo, 21 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uso cotidiano da tecnologia é restrito no país

DA REDAÇÃO

O termo "tecnologia da informação" é usado para se referir os serviços e produtos que lidam com processamento, armazenamento e transmissão de informação e conhecimento por meio do computador.
Entre os usos mais comuns da TI, sigla pela qual o setor ficou conhecido, estão a educação profissionalizante e treinamento, a aplicação em sistemas financeiros e a administração pública.
Embora a Índia tenha se tornado, na última década principalmente, um pólo de TI, sua influência sobre o dia-a-dia dos indianos ainda é restrita, sendo sua face mais visível a internet.
Segundo o professor R. Nagaraj, que pesquisa desenvolvimento econômico e mudanças tecnológicas no Instituto Indira Gandhi, as aplicações da TI na vida diária dos indianos são poucas -"se comparada com o Brasil, por exemplo, diz ele, a Índia está muito mais atrasada". O motivo seria o baixo investimento em hardware (ou nos computadores em si) que, paradoxalmente, ainda existem em número pequeno no país.
Já na esfera pública, a TI serviu principalmente para ampliar a transparência dos processos, facilitando o acesso dos cidadãos a informações do governo, embora, segundo o professor Manoranjan Mohanty, da Universidade de Déli, as implicações definitivas do boom na democratização da sociedade ainda sejam incertas. (LC)


Texto Anterior: Revolução dos Bits: Boom tecnológico amplia abismo social na Índia
Próximo Texto: Setor cria nova elite em sociedade de castas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.