São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELIGIÃO

Papa declara respeitar islã e lamenta má interpretação

DA REDAÇÃO

O papa Bento 16 disse ontem ter "profundo respeito" pelo islã e admitiu que suas declarações na Alemanha eram passíveis de ser mal interpretadas, mas não se retratou com contundência como exigiam muçulmanos.
Em sua fala das quartas na praça São Pedro, alegou que, no discurso da semana passada, não pretendia endossar uma visão negativa do islã ao citar frase de um imperador bizantino atacando Maomé.
"Espero que, em várias ocasiões na visita [a seu país natal], tenha ficado claro meu profundo respeito pelas grandes religiões", disse. "Em particular pelos muçulmanos, que adoram um Deus único e com quem estamos comprometidos em defender e promover justiça social, valores morais, paz e liberdade para todos."
"A declaração, infelizmente, se prestou a ser mal interpretada", admitiu, em referência ao trecho citado, que acusa Maomé de propagar sua fé pela força. "Para o leitor cuidadoso do meu texto, porém, está claro que de nenhuma forma desejava fazer minhas as palavras do imperador medieval", continuou. "Queria explicar que não religião e violência, mas religião e razão, seguem juntas."
Foi a segunda vez em quatro dias que o papa falou sobre o discurso na Alemanha, depois de protestos em vários países muçulmanos. No último domingo, Bento 16 já havia lamentado a reação causada por suas declarações, mas não satisfez alguns líderes islâmicos.
Mehmet Ali Agca, que tentou matar João Paulo 2º em 1981, advertiu ontem Bento 16 a não ir a Turquia em novembro. "Como alguém que conhece esse tema bem, acho que sua vida está em risco."
Na Tunísia, a edição de anteontem do francês "Le Figaro" foi confiscada por insultar o islã. O jornal trazia um artigo em que um filósofo descreve o Alcorão como "de violência sem precedentes" e acusa os muçulmanos de tentar intimidar o Ocidente.
O papa seguiu sua rotina normal ontem, mas reforçou a segurança. A Promotoria em Roma investiga ameaças a Bento 16 e à Itália em sites.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Neonazistas se infiltram em manifestações
Próximo Texto: África do Sul: Juiz rejeita acusação contra ex-vice
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.