São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA AO TERROR 1

Acusado por 11 de Setembro será ouvido em três meses

DA REDAÇÃO

O kuwaitiano Khalid Sheikh Mohammed, apontado como idealizador dos ataques do 11 de Setembro, e outros 13 acusados de terrorismo "de alto valor", recentemente levados à base de Guantánamo, em Cuba, devem ser ouvidos em audiência em três meses, para determinar se serão considerados combatentes inimigos.
Os detentos podem se negar a ir à corte, na própria base de Guantánamo, mas a audiência ocorre do mesmo modo. Caso Mohammed vá, será sua primeira aparição desde sua captura, mais de três anos atrás, no Paquistão.
Segundo o capitão Phil Waddingham, diretor do Escritório para a Revisão da Detenção de Combatentes Inimigos, as audiências serão abertas à imprensa.
Aqueles considerados não combatentes inimigos geralmente são transferidos para seus próprios países. Os que o tribunal decide serem combatentes inimigos permanecem em Guantánamo. O governo Bush e o Congresso, sob pressão, tentam estabelecer regras legais para o interrogatório e o julgamento dos acusados de terrorismo.


Texto Anterior: África do Sul: Juiz rejeita acusação contra ex-vice
Próximo Texto: Guerra ao terror 2: EUA falham contra Al Qaeda, diz comitê
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.