São Paulo, sexta-feira, 21 de setembro de 2007

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BBC demite produtor que mudou voto sobre gatinho

Programa infantil enganou público ao ignorar nome escolhido para seu mascote

Emissora pública britânica também punirá outros produtores que falsificaram resultado de concursos em que telespectador votou

DA REDAÇÃO

A BBC, emissora pública britânica, anunciou ontem ter demitido o produtor de uma de suas principais séries infantis de TV, por ter acobertado a fraude na votação para a escolha do nome de um gatinho que seria o mascote do programa.
As crianças que participaram da votação, por telefone ou pela internet, decidiram em sua maioria que o gatinho do programa "Blue Peter" deveria se chamar Cookie (biscoito).
Mas a produção, com a cumplicidade de Richard Marson, o produtor afastado, mudou o resultado por acreditar que o nome mais conveniente seria Socks (meia curta), o segundo mais votado e também o nome do gato do ex-presidente americano Bill Clinton, nos anos de Casa Branca (1993-2001).
A votação e a fraude ocorreram em janeiro de 2006. Uma auditoria sigilosa foi concluída apenas recentemente, e seu resultado, ontem revelado.
Quando o programa voltar ao ar, na próxima terça-feira, seus novos responsáveis já estão obrigados a ler diante das câmeras um pedido de desculpas.
O site do programa dava ontem a explicação sobre os motivos que levavam o assunto ao noticiário. Afirmava que o nome mais votado não foi retido, e que os produtores "cometeram um erro" por não cumprir a promessa de dar ao gatinho o nome mais votado.
Socks continuará no programa. Mas um segundo gato se incorporará à equipe e, obviamente, vai se chamar Cookie.

25 demissões
Os jornais "The Guardian" e "Daily Telegraph", além do próprio site da BBC, informam que essa e outras irregularidades deverão provocar a demissão imediata de ao menos 25 funcionários da emissora
A BBC procura preservar as imagens de honestidade e apartidarismo que lhe dão credibilidade dentro e fora do Reino Unido. Ela opera oito canais de televisão, dez emissoras de rádio nacionais e 40 outras locais.
O diretor-geral da BBC, Mark Thompson, divulgou declaração em que reitera suas "desculpas por terem sido enganados por tais lapsos editoriais". Na mesma linguagem elegante, afirma que os enganos se referem a algumas dezenas de horas de programação, em meio a 1 milhão de horas produzidas pelo conjunto dos canais.
O programa infantil agora no centro das controvérsias, o "Blue Peter", foi anteriormente multado em 50 mil libras (R$ 192 mil) por ter apresentado um convidado da platéia como se fosse o ganhador de um concurso que contatou a produção por telefone. A multa foi aplicada pela Ofcom, órgão regulador da mídia britânica.
Segundo a Reuters, há três outros esqueletos no armário de problemas. Um deles atinge programa do canal BBC 6 Music, em que a produção do radialista Tom Robinson inventou o nome do ouvinte que ganhou ingresso para a um show.
Em seguida, a produção da DJ Clare McDonnell também inventou o nome de um ganhador, porque todos os ouvintes que haviam concorrido, em número pequeno, já haviam sido contemplados anteriormente.
Por fim, na rede asiática da BBC, a produção não levou em conta um concurso para a escolha de um ator de Bollywood (centro de produção de filmes da Índia), porque este não estava disponível para entrevistas.
Paralelamente, foi demitida a produtora Leona McCambridge, do programa musical Liz Kershaw, que simulava ser uma transmissão ao vivo quando, em verdade, a produção era gravada com antecedência.
A direção da BBC determinou a criação de um curso de treinamento sobre seus princípios deontológicos, que deverão ser freqüentados já a partir de novembro por 16.500 funcionários da produção.


Com agências internacionais


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