São Paulo, segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHINA

Presidente descarta adoção de democracia no modelo ocidental

DA ASSOCIATED PRESS

O presidente chinês, Hu Jintao, disse ontem que o país está enfrentando "uma série de novos problemas" para manter o crescimento econômico estável e a estabilidade social e apelou por um esforço para fortalecer a unidade do povo. Ele disse ainda que uma democracia do tipo ocidental não é uma opção para a China.
"A tarefa de lidar com a fatalidade da crise financeira internacional e manter um estável e relativamente rápido desenvolvimento econômico é árdua", disse Hu. A declaração ocorreu em um evento comemorativo que antecede o aniversário de 60 anos da República Popular da China, em 1º de outubro.
Nos últimos meses, o governo tem lidado com distúrbios na Província de Xinjiang e com grandes protestos por todo o país contra a corrupção e a injustiça social.
O crescimento econômico chinês foi de 7,9% no segundo trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em comparação com o trimestre anterior, a aceleração foi de 6,1%.
Apesar disso, líderes chineses vêm dizendo que a recuperação econômica não está estável ainda. Apesar do crescimento, o premiê, Wen Jibao, disse que o governo vai continuar com seu plano de US$ 586 bilhões de dólares de estímulo econômico e facilitação de crédito.


Texto Anterior: Polêmica: Visita secreta de Netanyahu foi confirmada
Próximo Texto: Alemanha: Al Qaeda volta a ameaçar Berlim em vídeo na web
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.