São Paulo, terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Julian Assange é "terrorista high-tech", diz Biden

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que Julian Assange, o fundador do WikiLeaks, é um "terrorista de alta tecnologia" e confirmou que o Departamento da Justiça estuda meio de processá-lo.
"Estamos analisando [o caso]. Se conspirou com um militar dos EUA para chegar a esses documentos secretos, seria completamente diferente de tê-los entregue a um jornalista", afirmou Biden anteontem em entrevista à TV NBC.
"Este homem fez coisas que nos prejudicaram, puseram em perigo a vida e a profissão de determinadas pessoas no mundo, complicaram as relações com nossos aliados e amigos."
Os EUA avaliam acusar Assange com base na Lei de Espionagem, de 1917, mas para isso precisam provar que o fundador do WikiLeaks colaborou com o autor dos vazamentos de mais de 250 mil documentos diplomáticos dos EUA.
Segundo Biden, o Departamento da Justiça estuda ainda formas de impedir que o WikiLeaks siga revelando documentos.
Assange obteve liberdade vigiada na última semana após ficar sete dias preso em Londres. Ele é acusado de crimes sexuais na Suécia e enfrenta processo de extradição para o país.
Assange reagiu ontem, numa entrevista à TV ABC, às acusações de Biden.
"O governo de Biden continua a atacar a nossa organização e a imprensa com um objetivo político e violento. E nós que somos terroristas?", perguntou.


Texto Anterior: Fatah pediu ataque de Israel ao Hamas
Próximo Texto: Cineasta iraniano é condenado a seis anos de prisão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.