UOL


São Paulo, sábado, 22 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRAGÉDIA

Incêndio começou em show pirotécnico durante a apresentação de uma banda de rock e se alastrou em minutos

Fogo mata 96 em casa noturna dos EUA

AMY FORLITI
DA ASSOCIATED PRESS, EM WEST WARWICK

Um incêndio destruiu uma casa noturna em West Warwick, em Rhode Island (EUA), deixando pelo menos 96 mortos e mais de 180 feridos. O fogo começou durante a apresentação de uma banda de rock que incluía um show pirotécnico.
Bombeiros ainda vasculhavam os escombros queimados da casa noturna, uma construção térrea de madeira. "Ainda estão retirando corpos do local", disse ontem o governador do Estado, Don Carcieri, depois de voltar às pressas de uma conferência na Flórida.
O incêndio aconteceu menos de uma semana depois que 21 pessoas morreram pisoteadas numa discoteca de Chicago, em confusão que começou quando um segurança usou um spray de pimenta para separar uma briga.
De acordo com o chefe dos bombeiros, Charles Hall, a casa noturna inteira foi tomada pelo fogo em apenas três minutos. O local tinha capacidade para 300 pessoas, mas havia menos gente no local naquele momento, segundo Hall.

Show pirotécnico
A banda de hard rock Great White tinha acabado de começar sua apresentação quando o fogo do show pirotécnico no palco começou a subir, incendiando o telhado e o revestimento lateral do palco. Parte do público pensou que o fogo fizesse parte da apresentação, mas, em pouco tempo, o local foi tomado pelo fogo.
"De repente, senti muito calor", contou o vocalista da banda, Jack Russell. "Vi que a espuma tinha pegado fogo. No momento seguinte, o lugar inteiro estava tomado pelas chamas." Ele disse que tentou apagar o fogo com água, mas não conseguiu. Em seguida, todas as luzes se apagaram. Um dos integrantes da banda, o guitarrista Ty Longley, estava desaparecido.
Robin Petrarca, 44, estava em pé a poucos metros da porta, mas disse que não conseguia enxergar a saída devido à fumaça. Na correria para sair do local, ela caiu e foi pisoteada, mas conseguiu escapar. "Não havia nada a fazer, foi tudo muito rápido", afirmou.

Fiscalização
Hall disse que a casa noturna The Station tinha passado por uma fiscalização de incêndio havia pouco tempo, mas não tinha alvará para números de pirotecnia. A casa, construída há pelo menos 60 anos, não era obrigada a contar com sistema de borrifadores antiincêndio porque era muito pequena. Ela passara por uma inspeção de segurança contra incêndios em 31 de dezembro.
A maioria dos corpos foi encontrada perto da saída principal. Algumas pessoas morreram queimadas, outras devido à fumaça. Segundo o chefe dos bombeiros, algumas parecem ter sido pisoteadas enquanto tentavam escapar.
"As pessoas tentaram sair pela mesma porta pela qual tinham entrado. Foi esse o problema", disse Hall. "Não usaram as outras três saídas de incêndio."
Mais de 180 pessoas foram levadas a hospitais da região. No hospital Rhode Island havia ao menos 38, das quais 14 estavam em estado crítico.


Texto Anterior: Venezuela: Chávez pede 20 anos de prisão para opositor
Próximo Texto: Explosão faz NY lembrar do 11 de setembro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.