São Paulo, Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENTATIVA DE REAPROXIMAÇÃO
Governo da Índia assina acordos com o Paquistão

das agências internacionais

Os premiês da Índia, Atal Behari Vajpayee, e do Paquistão, Nawaz Sharif, assinaram ontem acordos que buscam diminuir risco de um guerra nuclear. Ficou acertado que um dirigente notificaria o outro com antecedência sobre a realização de testes de mísseis.
Vajpayee disse que o principal obstáculo para a normalização das relações é a violência na região de Caxemira, reivindicada pelos dois países.
Os premiês se reuniram durante o fim-de-semana em Lahore, no Paquistão, e anunciaram a disposição de intensificar o diálogo para tentar superar a rivalidade entre os dois vizinhos.
Vajpayee chegou ao Paquistão no ônibus que inaugurou a primeira linha entre os países em 51 anos. Havia dez anos que um dirigente indiano não visitava o Paquistão.
O número de mortos na região da Caxemira aumentou para 31 no fim-de-semana, quando houve choques entre ativistas muçulmanos e membros da segurança indiana. A Índia, que controla dois terços da Caxemira, acusa o Paquistão de fornecer armas à guerrilha separatista da região.
Centenas de paquistaneses protestaram contra a visita de Vajpayee. Em Lahore, um policial foi morto.


Texto Anterior: Alcoólatras são 5% da população
Próximo Texto: Rebeldes de Kosovo insistem em independência e dificultam acordo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.