São Paulo, terça-feira, 22 de março de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Para OEA, 2º turno de voto presidencial no Haiti foi pacífico

Resultado final da disputa entre Martelly e Manigat só deve ser divulgado em abril

FLÁVIA MARREIRO
ENVIADA ESPECIAL A PORTO PRÍNCIPE

A missão de observação eleitoral conjunta OEA (Organização dos Estados Americanos)/Caricom (Comunidade do Caribe) avaliou ontem que o segundo turno das eleições presidenciais no Haiti foi "mais pacífico" e menos problemático que o primeiro, em novembro.
De acordo com Colin Granderson, chefe da missão, houve uma "mudança positiva" em termos de segurança, e os problemas como o atraso para o início da jornada e falhas no registro eleitoral foram menores.
Em dezembro, após pressão dos países doadores do Haiti e da ONU, o governo haitiano convidou a missão da OEA para auditar os controversos resultados do primeiro turno.
A recomendação dos auditores foi alterar os resultados preliminares e determinar que a ex-primeira-dama Mirlande Manigat disputaria a Presidência com o também oposicionista Michel Martelly -e não com o candidato governista, como previsto.
Ontem, Granderson disse esperar que a fase de tabulação e contabilização final dos votos -também problemática em novembro- ocorra sem sobressaltos. "Os procedimentos melhoraram."
Assim como a ONU no país, o chefe da missão estimou que houve maior participação na jornada de anteontem, se comparada à do primeiro turno.
O Departamento de Estado dos EUA detectou "sinais positivos" na votação de anteontem, mas afirmou que é cedo para dizer que houve eleições "livres e justas".
Com bancos e escolas fechados -uma praxe pós-eleitoral no país, por temor de distúrbios-, Porto Príncipe viveu dia de calma ontem.
Nenhum candidato fez declaração pública para se dizer vitorioso ou denunciar fraude e irregularidades.
O CEP (Conselho Eleitoral Provisório) prevê divulgar os resultados preliminares no dia 31 de março -os finais, só em 16 de abril.
Na noite de domingo, rádios divulgaram boletins extraoficiais que apontavam vantagem para Martelly.


Texto Anterior: Físico utiliza Twitter para explicar acidente nuclear
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.