São Paulo, sábado, 22 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ORIENTE MÉDIO

Presidente palestino veta militante nomeado pelo Hamas para chefiar polícia
O presidente palestino, Mahmoud Abbas, vetou ontem a nomeação feita no dia anterior pelo grupo terrorista Hamas de um militante procurado por Israel para chefiar um novo órgão de segurança. Entretanto, o Hamas, que chefia o governo, afirmou que manterá a nomeação, aprofundando a crise de poder entre os palestinos.
A polêmica teve início na quinta-feira, quando o gabinete palestino, chefiado pelo Hamas, nomeou Jamal Abu Samhadana, líder de um grupo responsável pelo lançamento de foguetes contra Israel, para comandar uma nova força policial destinada a deter o caos instalado em Gaza nas últimas semanas.
A difusa divisão de poderes na Autoridade Nacional Palestina tornou-se um problema grave com a vitória do Hamas nas eleições de janeiro. Abbas, sucessor de Yasser Arafat na presidência da ANP, é teoricamente responsável pela política externa, enquanto o gabinete fica com os assuntos domésticos, inclusive a segurança.
Em decreto enviado ao premiê Ismail Hanyieh, Abbas cancelou a nomeação sob a justificativa de que violava leis anteriores.


Texto Anterior: Religião: Camisinha contra Aids é "mal menor", diz cardeal
Próximo Texto: Missão no Caribe: Confrontos em 2º turno no Haiti matam 1
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.