São Paulo, segunda-feira, 22 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeção indica separação de Montenegro

Opositores se recusam a aceitar estimativa que aponta 55,3% de votos pelo fim da união com a Sérvia

DA REDAÇÃO

Estimativa não-oficial do resultado do plebiscito em Montenegro, feita pela ONG Centro para Eleições Livres e a Democracia (Cesid), apontou que 55,3% dos montenegrinos votaram a favor da separação da república, politicamente unida à Sérvia.
"Isso significa que temos uma projeção estável, mas não descartamos mudanças", disse Zlapko Vujovic, do Cesid. Mesmo assim bloco pró-independência declarou vitória. "É um prazer anunciar que Montenegro é, a partir desta noite, um Estado independente", disse Predrag Sekulic, um dos líderes do bloco. Simpatizantes do grupo tomaram as ruas em comemoração à vitória, o que irritou o líder da facção contrária à separação, Predrag Bulatovic, que se recusou a aceitar o resultado da projeção.
A divulgação do resultado oficial do referendo tem previsão de divulgação hoje. Para que a independência seja considerada válida, a União Européia havia exigido maioria de 55% dos votos.
Com a separação das repúblicas, a Sérvia ficaria com os direitos e obrigações da União, assim como o lugar nas Nações Unidas. Montenegro, como novo país, teria de se inscrever como membro de organizações internacionais. A separação também prevê que as duas repúblicas terão diferentes moedas e leis, sendo que Montenegro terá de montar sua própria equipe de defesa e relações internacionais, assim como suas próprias Forças Armadas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Raio-X
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.