São Paulo, terça-feira, 22 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE

EUA tentaram matar Sadr, afirma jornal

DA REDAÇÃO

Um membro do governo iraquiano acusou os EUA de tentarem matar ou capturar o clérigo radical xiita Muqtada al Sadr usando a tática de o atrair para falsas negociações de paz em Najaf, em agosto de 2004. Segundo disse o assessor de segurança do país, Mowaffaq Rubaie, ao jornal britânico "The Independent", as negociações eram apenas um pretexto para atrair Sadr para uma casa posteriormente atacada. Mas o plano falhou.
Rubaie mediou as negociações e afirmou que não tinha conhecimento da estratégia. Segundo ele, o general George Casey, comandante militar dos EUA no Iraque na época, e o então embaixador do país, John Negroponte, negaram o suposto plano e prometeram investigá-lo.
O diário britânico diz não ser possível saber de quem partiram as ordens.
Sadr é um dos principais clérigos xiitas do país. Radical, comanda a milícia Exército de Mehdi, responsável por dois levantes contra os EUA desde a invasão do Iraque, em março de 2003.


Texto Anterior: Ataque palestino a Sderot mata israelense
Próximo Texto: China: População protesta contra multa por filhos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.