São Paulo, segunda-feira, 22 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE NUCLEAR

EUA seguem navio da Coreia do Norte suspeito de levar míssil

DA REDAÇÃO

Um navio da Marinha dos EUA está seguindo um cargueiro norte-coreano por suspeita de que esteja transportando mísseis e partes de mísseis para Mianmar.
A informação foi dada pela rede de TV sul-coreana YTN, citando fontes de inteligência não identificadas.
O governo de Seul não confirmou a informação. Segundo autoridades dos EUA, o barco começou a ser monitorado desde que deixou um porto da Coreia do Norte, na quarta-feira passada.
A tensão entre as duas Coreias subiu de tom desde que a Coreia do Norte realizou, em 25 de maio, seu segundo teste nuclear.
Mais tarde, Pyongyang afirmou que expandiria seu programa de mísseis nucleares e ameaçou iniciar uma guerra em protesto contra as sanções impostas pela ONU.
As sanções endureceram o embargo de armas anterior e autorizam perseguições a barcos de bandeira norte-coreana suspeitos de transportarem material ilícito. O governo militar de Mianmar também enfrenta um embargo de armas por parte de EUA e União Europeia.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Campanha na Argentina entra na reta final com guerra de pesquisas
Próximo Texto: Narcotráfico: México torna a enviar soldados a área de fronteira
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.