São Paulo, Terça-feira, 22 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem são os gurkhas

da Redação

Os esquadrões de gurkhas (guerreiros originários do Nepal, país na região do Himalaia) fazem parte das forças britânicas desde 1814, e construíram fama de soldados competentes e ferozes. São, hoje, lembrança anacrônica das forças coloniais multinacionais que lutaram pelo antigo Império Britânico.
Os gurkhas estiveram subordinados ao comando indiano das forças coloniais britânicas. Durante a Primeira Guerra Mundial, 100 mil gurkhas lutaram no Exército colonial. Durante a Segunda Guerra, foram mais de 112 mil.
Com a independência da Índia, que esteve sob a esfera de influência britânica do século 18 até 1947, 6 dos 10 regimentos gurkhas permaneceram no Exército indiano. Quatro regimentos foram incorporados ao Exército britânico, nas colônias restantes da Ásia.
Um dos seus principais locais de aquartelamento depois da década de 60 foi Hong Kong. Em 1982, eles participaram da Guerra das Malvinas, contra a Argentina.
Com a reestruturação do Exército e a devolução de Hong Kong à China em 1997, o número de soldados gurkhas caiu para 3.400.


Texto Anterior: Missão de risco: Mina mata 2 soldados da Otan em Kosovo
Próximo Texto: Entenda mais sobre o conflito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.