São Paulo, segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exército expulsa do AC partidários de presidente

GUSTAVO HENNEMANN
DA AGÊNCIA FOLHA

Três bolivianos foram deportados no fim de semana após terem sido detidos pelo Exército em Brasiléia (231 km de Rio Branco, AC) sob acusação de fazer uma listagem para intimidar compatriotas refugiados.
A cidade brasileira faz fronteira com o departamento de Pando, onde, há dez dias, o governo boliviano decretou estado de sítio, depois do massacre de ao menos 15 camponeses por partidários do governador Leopoldo Fernández, que está preso.
Os homens deportados são acusados de anotar nomes e intimidar opositores do presidente da Bolívia, Evo Morales, que buscaram abrigo no lado brasileiro após La Paz decretar o estado de sítio.
Segundo a Polícia Federal, os três foram deportados em razão da documentação irregular e por "interesse de segurança nacional".
Um dos deportados é Weimar Becerra Ferreira, 47, partidário de Morales e um dos representantes de Pando na Assembléia Constituinte. Ferreira foi detido na noite de sábado junto com Raul Robles Cabrera, 41, diretor da Federação Sindical Única de Trabalhadores Camponeses de Pando. Os dois disseram, segundo a PF, que estavam apenas a passeio no Brasil e que não haviam listado refugiados.
O terceiro deportado, Hugo Gustaner Reys, 53, foi detido na manhã de ontem. Ele disse, de acordo com a PF, que estava anotando os nomes dos bolivianos para informar La Paz.
Os três foram levados ao lado boliviano por soldados do Exército horas após serem detidos. Segundo a PF, eles estão proibidos de entrar no Brasil até que seja decretado o fim do estado de sítio em Pando. Anteontem, Morales nomeou o almirante Rafael Bandeira como governador interino, no primeiro passo para normalizar a situação no departamento.
Desde a última quinta-feira, o Exército brasileiro controla o fluxo de pessoas nas duas pontes que ligam Brasiléia e Epitaciolândia, no Brasil, a Cobija.


Texto Anterior: Movimentos sociais ameaçam radicalizar contra governadores
Próximo Texto: Olmert oficializa renúncia como premiê
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.