São Paulo, sábado, 22 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ONU pede ao ditador do Iêmen que saia do poder

Ali Saleh mantém sua ditadura há 33 anos
DE NOVA YORK

O Conselho de Segurança (CS) da ONU adotou ontem resolução em que pede ao ditador do Iêmen, Ali Saleh, que deixe o poder -seu regime já dura 33 anos- e acabe com a repressão no país.
O subsecretário-geral para Assuntos Políticos da ONU, B. Lynn Pascoe, disse que os membros estão preocupados com a rápida piora da situação humanitária no Iêmen.
Os protestos pró-democracia no país começaram há nove meses. Desde então, crescem os confrontos entre forças governistas e oposicionistas. Segundo o plano de transição proposto pelo Conselho de Cooperação do Golfo, formado por Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Bahrein, Kuait e Omã, a transição no Iêmen seria feita com a entrega da Presidência ao vice e posterior eleição.

ELEIÇÕES
Ontem, a ONU, por meio da Assembleia Geral, também elegeu os novos membros não permanentes (sem direito a veto) do Conselho de Segurança, órgão cuja função é zelar pela paz internacional.
Marrocos, Guatemala, Paquistão e Togo foram escolhidos. Até a conclusão desta edição, o país que representará a Europa do Leste não havia sido apontado. Os eleitos farão parte do órgão decisório durante o biênio 2012-2013. (VERENA FORNETTI)


Texto Anterior: Favorita, sigla islâmica na Tunísia tenta projetar imagem moderada
Próximo Texto: Paul Krugman: O partido da poluição
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.