São Paulo, terça-feira, 23 de março de 2004

Texto Anterior | Índice

Psiquiatra alerta sobre uso errado de antidepressivo

CLÁUDIA COLLUCCI
DA REPORTAGEM LOCAL

Psiquiatras brasileiros avaliam que o alerta do FDA é importante especialmente pelo atual uso indiscriminado de antidepressivos. Indicados em tratamentos de fumantes, alcoólatras, obesos, entre outros, os remédios podem "encorajar" deprimidos a cometer o suicídio, dizem os médicos.
Justamente por se curar de alguns dos sintomas da depressão, a letargia, por exemplo, a pessoa com tendências suicidas pode, com o remédio, ter a coragem que faltava.
"Por isso, na fase inicial do tratamento, esse paciente precisa ser acompanhado de perto por um psiquiatra", avalia o médico Marco Antonio Brasil, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Segundo o médico Teng Chei Tung, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, o acompanhamento costuma ser feito pelos especialistas em saúde mental, mas pode ser negligenciado por profissionais de outras áreas que também prescrevem antidepressivos aos pacientes.
Nas primeiras semanas, o tratamento da depressão faz com que alguns pacientes sintam-se ansiosos e agitados, o que pode favorecer o suicídio.
A relação entre suicídio e antidepressivos será debatida em simpósio internacional que o HC realiza na sexta e no sábado, em São Paulo.


Texto Anterior: Saúde: Remédio pode levar a suicídio, dizem EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.