São Paulo, segunda-feira, 23 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TURQUIA

Greve de fome provoca mais três mortes
Mais três mulheres morreram ontem na Turquia em decorrência da greve de fome que cerca de 800 presos e seus familiares fazem contra os maus tratos e o isolamento dos detentos nas prisões turcas. Com isso, subiu para 17 o número de mortos no movimento iniciado em outubro do ano passado. Entre as mulheres mortas neste domingo, duas eram prisioneiras e uma era casada com um detento.
A Turquia está tentando adequar seu sistema carcerário às normas da União Européia, à qual pleiteia adesão. Mas presos condenados por terrorismo denunciam que estão sendo restringidos o contato e a troca de informações com outros detentos, o que facilitaria a ocorrência de maus tratos pelos policiais. Em dezembro, uma operação de transferência de presos resultou em um confronto no qual morreram 30 de tentos e dois policiais.


Texto Anterior: Panorâmica - Peru: EUA passaram localização de avião derrubado
Próximo Texto: Grécia: Bomba explode em igreja ortodoxa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.