São Paulo, sexta-feira, 23 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPRENSA

Família da princesa se diz "chocada e enojada"

Britânicos reagem contra TV que exibiu fotos de Diana agonizante

31.ago.1997/Reuters
Destroços da Mercedes em que a princesa Diana morreu


DA REDAÇÃO

A decisão da rede de TV americana CBS de mostrar duas fotografias da princesa Diana tiradas logo após o acidente de carro que a matou em Paris, em 1997, recebeu severas críticas no Reino Unido. O premiê Tony Blair afirmou que a exibição das imagens foi de "mau gosto", e a família de Diana se disse "chocada e enojada".
As imagens, cópias xerox das fotos confiscadas dos paparazzi, mostram Diana de olhos fechados, com semblante tranqüilo, deitada de lado enquanto recebia atendimento. Seu rosto, coberto de sangue, não exibe ferimentos.
O conceituado jornal "The Guardian" afirmou que a CBS decidiu "levar a indústria da princesa Diana a níveis mais baixos de lascívia". Até mesmo a imprensa tablóide, incansável na exploração de assuntos ligados à família real britânica, manifestou-se contra a rede de televisão. O "Sun" chamou as fotos de "horríveis" e disse que os filhos de Diana -William, 21, e Harry, 19-, "ficarão abalados".
Mohamed al Fayed, pai do namorado de Diana -Dodi Fayed, que também morreu no acidente-, disse que a CBS se comportou de modo "vergonhoso e insensível". "A CBS obviamente não liga para o efeito consternador de mostrar imagens de vítimas de assassinatos." Fayed sustenta que Dodi e Diana foram vítimas de um complô, pois acredita que o relacionamento dos dois incomodaria a monarquia.
A CBS exibiu anteontem as duas fotos em preto-e-branco e granuladas no programa "48 Hours". A rede afirma que as imagens não eram explícitas ou sensacionalistas e que foram mostradas por dez segundos no contexto de uma entrevista com o médico que deu o primeiro atendimento a Diana.
A CBS disse que as fotos faziam parte do relatório confidencial da polícia francesa (que não achou indícios de sabotagem). Essa é a primeira vez em que uma grande organização da mídia de língua inglesa revela imagens da princesa enquanto agonizava.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Israel utilizou escudo humano, dizem ativistas
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.