São Paulo, sexta-feira, 23 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

"South Park" é ameaçado por episódio com Maomé

DA REDAÇÃO

O mais recente episódio do desenho "South Park" foi autocensurado na TV e na internet anteontem, após críticas de um grupo islâmico.
No 200º episódio, na semana passada, o profeta Maomé aparecia numa fantasia de urso, o que gerou comentário no site do grupo Revolution Muslim. "Temos que avisar Matt [Stone] e Trey [Parker, criadores] provavelmente acabarão como Theo Van Gogh", cineasta holandês morto em 2004 por um militante islâmico por ter feito filme tido como anti-islã. O grupo nega ameaça.
Anteontem, a continuação do episódio foi tachada com a palavra "censurado" e cada citação a Maomé, suprimida por um "bipe". A fantasia de urso foi substituída por uma de Papai Noel. No site, a exibição estava vetada até ontem. Em comunicado, Stone e Parker disseram que a decisão de alterar o programa foi da emissora.
Representar Maomé costuma gerar polêmica, caso das charges publicadas na Dinamarca em 2005 que provocaram protestos no mundo muçulmano e ameaças de morte.

Com a Reuters

Assista ao vídeo de Maomé no "South Park"

www.folha.com.br/101125



Texto Anterior: Análise: Mudança ganha, mas quem é a mudança?
Próximo Texto: Amorim fará giro por Turquia, Rússia e Irã em busca de acordo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.