São Paulo, sexta-feira, 23 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICA DO SUL

Peru aprova entrada de missão militar humanitários dos EUA

DA REDAÇÃO

O Congresso do Peru, dominado pelos governistas, aprovou a entrada no país de um grupo de militares americanos para realizar "exercício humanitário conjunto" no departamento de Ayacucho (sudoeste), área de selva que é base dos remanescentes da guerrilha Sendero Luminoso e produtora de coca.
Como ocorreu no Paraguai em 2005 por missão similar, a aprovação acendeu o temor na oposição de que a incursão seja o primeiro passo para a instalação de uma base militar dos EUA no país -o Equador disse que não renovará a concessão em Manta.
Pelo aprovado, 111 militares entrarão no Peru, em grupos de 15 a 20 homens, de hoje a 10 de setembro. A missão prevê trabalhos de assistência médica e melhorias em infra-estrutura, com verba americana. Segundo um porta-voz do Legislativo ouvido pela agência Efe, os americanos poderão portar armas de curto alcance.


Texto Anterior: Colômbia quer investigar Piedad
Próximo Texto: Paraguai: Presidente sairá antes por Senado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.