São Paulo, sábado, 23 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autointitulados independentes atingem maior nível em 70 anos

DA ASSOCIATED PRESS

A presidência de Barack Obama introduziu uma era de centrismo na política dos EUA, com um crescimento grande no número de eleitores que se definem como independentes. Eles agora respondem pela maior proporção eleitoral que já atingiram em 70 anos.
Pesquisa, do Pew Research Center, constatou que 36% das pessoas se definem como independentes, 35%, como democratas, e apenas 23% como republicanos. Entre os independentes, 17% se inclinam a simpatizar com os democratas e 12% aos republicanos.
O Partido Republicano ocupa a posição mais fraca que já deteve nas duas décadas em que o Pew faz o estudo: é menor, mais velho e tem pesada maioria branca, ainda que não se tenha tornado mais conservador, apesar da queda no número de pessoas que se definem como republicanos.
O levantamento também constatou que os valores do país não apresentam mudanças fundamentais. A nação não se tornou mais conservadora ou mais esquerdista, em termos ideológicos, a despeito das abrangentes vitórias democratas em todos os níveis de governo em 2008.
Em termos amplos, as constatações indicam que é politicamente perigoso para o novo presidente e seus colegas democratas, que controlam o Congresso, avançar demais para a esquerda, na política interna ou externa, porque isso poderia alienar os eleitores centristas cujo apoio foi crítico em 2008 e será importante nas eleições vindouras.


Texto Anterior: "Guerra, só se necessário", diz Obama a oficiais
Próximo Texto: Estatizações de Chávez irritam argentinos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.