São Paulo, domingo, 23 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Membro do Fatah é preso

Israel ameaça "ofensiva esmagadora" antiterror

DA REUTERS

Israel ameaçou ontem lançar uma "ofensiva esmagadora" e reocupar todas as áreas palestinas por tempo indeterminado se a Autoridade Nacional Palestina (ANP) não impedir novos ataques terroristas contra o país.
"Temos de adotar medidas muito maiores que aquelas que já fizemos até agora. Se isso significa entrar nos territórios e ficar lá por um longo tempo, temos de considerar essa possibilidade", disse Amos Yaron, diretor-geral do Ministério da Defesa.
Soldados de Israel continuaram ontem a procurar suspeitos de terrorismo numa ampla campanha na Cisjordânia. Prenderam o secretário-geral do Fatah (partido do líder palestino Iasser Arafat), Mohamed Lutfi, em Beitunia.
Após três atentados em menos de 72 horas terem matado 31 israelenses na semana passada, o Exército reocupou as cidades de Nablus, Jenin, Belém, parte de Ramallah, Qalqiliya e Tulkarem.
A nova escalada da violência no Oriente Médio prejudica iniciativas diplomáticas para levar israelenses e palestinos de volta ao diálogo. O presidente dos EUA, George W. Bush, adiou um discurso em que faria proposta de paz para a região.
Em Sevilha, na reunião de cúpula da União Européia, líderes do continente disseram que é preciso realizar um encontro "para reafirmar os parâmetros para uma solução política e estabelecer um cronograma realista" para a paz.


Texto Anterior: Desastre: Terremoto mata 500 e fere 1600 no Irã
Próximo Texto: Palestinos querem eleições e reformas já
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.