UOL


São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRÃ NA MIRA

Mudança no regime só cabe a iranianos, diz Annan

Powell nega "ação violenta" no Irã; ONU pede contenção sobre armas

DA REDAÇÃO

Diante da troca de acusações entre Irã e EUA, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, disse que "apenas os iranianos" são responsáveis pelo futuro político de seu país, e pediu aos dois governos a contenção da discussão sobre o programa nuclear iraniano -que Teerã diz produzir energia, e Washington, armas. Em contrapartida, o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, declarou que seu país não prepara nada "agressivo" contra Teerã, mas está atento aos crescentes protestos.
"Dizer que os EUA preparam algo agressivo ou procuram um lugar para um novo conflito é absolutamente errado", disse ele, na Jordânia. "Somos contra o apoio iraniano ao terrorismo e contra o desenvolvimento de um programa de armas nucleares. Assistimos atentamente ao que ocorre no país... temos que apoiar os que buscam o direito de expressão".
Annan, indagado pelo jornal "Asharq al Awsat" sobre o apoio dos EUA aos protestos em Teerã, disse que "qualquer mudança no regime só pode ser decidida pelo povo iraniano". Mas o secretário exortou o Irã a colaborar com a AIEA, a agência nuclear da ONU.
Ontem, o diretor da agência, Mohamed El Baradei, pediu que o Irã amplie sua cooperação.

Prisões e protestos
Em Teerã, a polícia anunciou a prisão de 520 pessoas nos protestos da última semana. "Apenas dez eram estudantes. Os demais eram vândalos e baderneiros", disse o general Mahmud Japalaqi.
Mas estudantes disseram que centenas de colegas foram presos e alertaram que a repressão agravará os protestos. "Mesmo que nos prendam, haverá outros para confrontar o sistema com métodos mais violentos", afirmou Said Razavi Faqih.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Construção de colônias pode seguir, diz Sharon
Próximo Texto: Panorâmica - Reino Unido: Homem invade aniversário do príncipe William
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.