São Paulo, Quinta-feira, 23 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO

Grupos de resgate devem dizer que não têm motivação política

Taiwan aceita ajuda da China para vítimas do terremoto

das agências internacionais

Taiwan disse ontem que aceita ajuda do governo chinês para as vítimas do terremoto desde que não haja motivação política para a contribuição da China.
O presidente chinês, Jiang Zemin, ofereceu assistência a Taiwan, e a Cruz Vermelha da China ofereceu à ilha US$ 100 mil em dinheiro e cerca de US$ 60 mil em equipamentos.
Equipes de resgate chinesas que queiram participar das operações de busca em Taiwan terão de demonstrar que não têm motivação política, o que não é exigido de outros grupos de resgate.
"A tensão deve diminuir, e o ambiente deve melhorar", por causa do terremoto, disse o cientista político de Taipé Lu Ya-Li.
O número de vítimas chegou a 2.008 ontem. O terremoto, de 7,6 graus na escala Richter, deixou mais de 5.000 feridos, segundo o governo. Cerca de 2.600 pessoas continuavam soterradas.
O epicentro do terremoto foi cerca de 144 km ao sul de Taipé (capital), com 2,6 milhões de habitantes. O tremor ocorreu à 1h47 de anteontem no horário local (14h47 da segunda, em Brasília).
Em julho, o presidente de Taiwan, Lee Teng-hui, declarou que a ilha queria "relação especial entre Estados" com a China.
Em 1949, comunistas liderados por Mao Tse-tung impuseram uma derrota aos nacionalistas de Chiang Kai-shek, que se refugiaram em Taiwan. Para a reunificação política, a China ofereceu a Taiwan a fórmula "um país, dois sistemas", usada em Hong Kong.
Pequim, que exige ser reconhecido como "único representante do povo chinês", seria a sede do poder político, e a "ilha rebelde" manteria, com alto grau de autonomia, o capitalismo e a democracia. Taiwan rejeita a idéia.
Taiwan cancelou todas as comemorações do Dia Nacional, em 10 de outubro.


Texto Anterior: Falta de trem e metrô é entrave em SP
Próximo Texto: Julgamento: Pinochet deixaria vida pública no Chile
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.