São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zuma sugere presidente interino da África do Sul

DA REDAÇÃO

Jacob Zuma, líder do governista CNA (Congresso Nacional Africano), indicou ontem que favorecerá a escolha do vice-presidente do partido e seu aliado, Kgalema Motlanthe, para assumir interinamente a Presidência da África do Sul até as eleições gerais de meados de 2009. "Estou convencido de que, se lhe for dada a responsabilidade, [Motlanthe] estará à altura da tarefa", disse Zuma.
Motlanthe substituiria o presidente Thabo Mbeki, que anunciou sua renúncia no sábado, pressionado pela liderança do CNA, que governa a África do Sul desde o fim do apartheid, em 1994. Mbeki está há nove anos no poder e cumpre o seu segundo mandato.
O presidente foi acusado pela corrente de Zuma, eleito em dezembro líder do CNA, de ter conspirado para a reabertura de um processo contra o rival.
Na investigação, iniciada em 2005, Zuma foi acusado de receber propina de um fabricante de armas francês para influenciar contratos oficiais nos anos 90, quando era vice-presidente. A acusação lhe custou o cargo, mas ele acabou inocentado pela Justiça. No último dia 12, o processo, reaberto em 2007, foi arquivado novamente.
Zuma é o favorito às eleições de 2009, mas não é elegível neste momento por não ser membro do Parlamento.
Embora seja considerado o cérebro da facção de Zuma, Motlanthe, intelectual de esquerda e ex-sindicalista, é respeitado por várias alas do CNA. "Ele pode satisfazer os sindicatos, os campos de Zuma e de Mbeki, os investidores estrangeiros e a classe média", disse ao "Financial Times" Adam Habib, da Universidade de Johannesburgo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Oposição atrasa acordo final na Bolívia
Próximo Texto: Comissão lista a Garzón 143.353 nomes de desaparecidos na Espanha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.