São Paulo, sexta-feira, 23 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU afirma que Taleban impede a saída de civis

DA REDAÇÃO

A população de Cunduz passou os últimos dias presa dentro da cidade, impedida de sair pelos combatentes do Taleban que resistiam à ofensiva da Aliança do Norte. Essa situação foi relatada ontem pela ONU, em Cabul.
Segundo Eric Falt, porta-voz das Nações Unidas na capital afegã, a organização ficou uma semana sem saber em que condições estavam os civis de Cunduz.
Apenas ontem um funcionário da Organização Mundial da Saúde chegou a Cabul, trazendo um relato da situação no norte do país. Segundo o representante da OMS, que disse ter burlado a vigilância do Taleban, as condições sanitárias da cidade são precárias. Não há pessoal para cuidar dos doentes, e faltam medicamentos básicos para atender os feridos.
Cunduz, disputada atualmente entre o Taleban e a Aliança do Norte, está localizada 350 km ao norte de Cabul e 60 km ao sul da fronteira com o Tadjiquistão.
Censos anteriores ao conflito no Afeganistão indicavam uma população de 100 mil habitantes para a cidade -a maioria pashtus, a etnia majoritária no Taleban.
A milícia tomou a cidade em 1997, com apoio popular. Desde então, tem sido alvo de ataques da Aliança do Norte. Entretanto, antes do início dos bombardeios dos EUA, o Taleban nunca tivera problemas para resistir.
Cunduz é a capital da Província que recebe o mesmo nome e onde vivem pouco menos de 400 mil pessoas, divididas entre pashtus, uzbeques e turcomanos. Em tempos de paz, o cultivo de algodão é a principal atividade econômica da região.


Com agências internacionais

Texto Anterior: GUERRA SEM FIM
Confusão cerca disputa por Cunduz

Próximo Texto: Líderes tribais pashtus enfrentam Aliança do Norte perto de Cabul
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.