São Paulo, sexta-feira, 23 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VATICANO

Via internet, papa pede perdão por abusos

Pontífice usa e-mail pela 1ª vez

DA REDAÇÃO

O papa João Paulo 2º, em sua primeira mensagem enviada pela internet, pediu desculpas ontem a vítimas de abusos sexuais por padres e outros membros do clero.
O pedido de desculpas faz parte de um documento de 120 páginas resumindo as discussões em um sínodo de bispos da Oceania realizado no Vaticano em 1998.
Apenas um parágrafo do texto é dedicado ao abuso sexual. Mesmo assim, é importante por ser a mais recente em uma série de ocasiões em que o papa pediu o perdão daqueles que foram prejudicados por membros de sua igreja.
Em uma referência ao abuso sexual de freiras em países em desenvolvimento, o pontífice disse: "O abuso sexual dentro da igreja é uma contradição profunda do ensinamento e do testemunho de Jesus Cristo. Os padres no sínodo querem pedir desculpas, sem reservas, às vítimas, pela dor e a desilusão provocadas."


Com agências internacionais


Texto Anterior: América Latina: Chávez põe tropas do Exército nas ruas
Próximo Texto: Argentina: 74% criticam a decisão que livrou Menem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.