São Paulo, sexta-feira, 23 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPANHA

Moradores de Vic, perto de Barcelona, levaram mais de € 500 milhões

Cidade ganha loteria milionária

Cesar Rangel/France Presse
Dono de lotérica de Vic (à esq.) festeja com outros ganhadores


DA REDAÇÃO

Uma loteria conhecida como "El Gordo" espalhou ontem mais de € 2 bilhões pela Espanha. Mas Vic, uma pequena cidade catalã conhecida por seus conventos e igrejas, foi abençoada com cerca de um quarto desse prêmio.
Ignacio Puig, vice-prefeito de Vic, disse que muitos dos 36 mil habitantes da cidade vão receber uma parte do valor. "Nós estamos muito, muito, muito, muito felizes", disse Puig. "O número sorteado foi muito dividido. Sabemos que ele foi vendido a muitas pessoas, organizações culturais e entidades esportivas."
Há várias maneiras de ganhar uma parte da loteria espanhola de Natal, que tem quase 200 anos de tradição e marca o início da temporada de festas, mas os jogadores sortudos deste ano, que levaram o primeiro prêmio, tinham o bilhete 20085.
A loteria tem um complexo sistema de números compartilhados pensado de modo a dividir a riqueza em lugar de concentrá-la. Cada número de cinco dígitos, de 00001 a 85000, aparece em 1.700 bilhetes vendidos a 20 cada.
Neste ano, todos os 1.700 bilhetes com o número 20085 foram vendidos por uma lotérica de Vic, 70 km ao norte de Barcelona. Cada bilhete agora vale 300 mil. Desse modo, "choveram" 510 milhões sobre Vic.
A lotérica vendeu os bilhetes tanto para indivíduos como para bares e restaurantes, que, pela tradição espanhola, os revendem aos clientes, inteiros ou divididos. Carme Criviller, dona de um restaurante em Vic, fez isso, vendendo pedaços de bilhetes a 10 cada que resultaram em 180 milhões para empregados e fregueses.
Mas duas das funcionárias de Criviller não compraram os pedaços, porque, segundo Criviller, elas são contra o jogo. "Acho que vamos ter de fazer algo por elas. Vamos lhes dar um presente", disse Criviller.
O sorteio da "El Gordo" leva mais de três horas, até que os cerca de 1.800 números sejam tirados de um grande globo dourado. Os prêmios variam do valor de face do bilhete ao valor máximo. Neste ano o sorteio teve um enorme suspense, porque levou duas horas e meia para que o número do prêmio principal fosse tirado.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Ásia: População do Japão encolhe em 2005
Próximo Texto: América Latina: Morales terá Bolívia sem dívida com FMI
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.