São Paulo, quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campanha de Obama faz queixa formal contra Hillary

DA REDAÇÃO

A equipe da campanha do senador Barack Obama à Presidência dos EUA fez uma reclamação formal ontem ao Partido Democrata de Nevada a respeito de supostas fraudes cometidas no Estado pela equipe de sua principal rival, Hillary Clinton. Segundo uma queixa enviada ao partido, Hillary teria se beneficiado de irregularidades como obstrução à entrada de eleitores pró-Obama nos "caucuses" (assembléias de eleitores) que deram a ela a vitória localmente no dia 19.
A carta partiu do advogado Robert Bauer, representante de Obama, e lista: fechamento de locais de votação 30 minutos antes do horário previsto, obstrução à entrada de eleitores e fraudes na contagem da preferência dos votantes.
Assistentes de Obama afirmam que a campanha recebeu mais de 1.600 reclamações, incluindo 300 que chegaram por uma linha telefônica especial durante o "caucus".
A carta não contesta o resultado da prévia, disse Bauer, mas pede à direção estadual do partido que investigue as táticas da campanha de Hillary. Apesar de ter derrotado o senador por 51% a 45% dos votos, a ex-primeira-dama acabou perdendo no número de delegados (representantes partidários) obtidos no "caucus" devido ao processo que dá mais peso ao resultado de determinados Condados. Ela conseguiu 12 delegados e Obama, 13.
A campanha da senadora, por sua vez, também reclamou do comportamento de simpatizantes de Obama nos "caucuses", que teriam intimidado eleitores pró-Hillary.


Com Associated Press


Texto Anterior: Governo Bush fez 935 declarações falsas de 2001 a 2003, diz estudo
Próximo Texto: Quênia: Chefe da oposição propõe ser premiê em governo conjunto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.