São Paulo, terça-feira, 24 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Índice

PERFIL

Candidato ganhou fama defendendo consumidores

DA REDAÇÃO

O candidato presidencial independente Ralph Nader, 69, é um controverso defensor de causas progressistas e ambientalistas e dos direitos dos consumidores.
Grisalho, de rosto magro e voz grave, ele conserva uma vitalidade e um humor cáustico que raramente o abandonam. Em 2003, Nader achou que, se os Verdes não o quisessem como candidato à Presidência em novembro de 2004, ele poderia apresentar-se como independente ou até como candidato republicano, para concorrer com George W. Bush nas primárias.
"Não seria interessante minha candidatura como republicano?", perguntou, com expressão de falsa ingenuidade.
Nascido em 27 de fevereiro de 1934 em Winsted, Connecticut, de pais de origem libanesa, Ralph Nader estudou direito em Harvard no final dos anos 1950. Na época, lutou para que as árvores do campus universitário não fossem tratadas com desfolhante químico.
Nader ficou famoso em 1965 com a publicação de um best-seller, "Esses Veículos que Matam", em que abordava a responsabilidade dos fabricantes de automóveis pela segurança das vias públicas. A General Motors tentou desacreditá-lo, mas Nader ganhou um processo milionário por difamação contra a empresa. Graças a ele, os cintos de segurança se tornaram obrigatórios.
Com o dinheiro que recebeu, Nader lançou um movimento de consumidores e ganhou projeção nacional. Combateu, entre outros, companhias de seguros e acordos comerciais que, segundo ele, atentavam contra a soberania americana, e defendeu o acesso dos pobres à Justiça.
No âmbito internacional, Nader, que é solteiro convicto e milionário, participa ativamente do movimento antiglobalização. Nos EUA, criou inúmeras organizações ambientalistas.
Agitador da política americana, se desentendeu com os democratas, que o acusam, entre outras coisas, de ter provocado, com sua candidatura presidencial em 2000, a derrota do candidato democrata Al Gore pelo republicano George W. Bush.
Candidato dos Verdes pela primeira vez em 1996, Ralph Nader recebeu 1% dos votos. Em 2000 seu desempenho melhorou: teve 2,7%.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.