UOL


São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bloggers têm cobertura pró e contra a guerra

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

A guerra no Iraque é o novo mote dos bloggers, diários virtuais, em que seus autores põem na rede pensatas, discussões e fotos. Aceitam comentários dos leitores que acessam suas páginas.
Quatro dias após o ataque dos EUA ao Iraque, a rede traz centenas de bloggers contra o ataque da coalizão anglo-americana. São pacifistas que questionam o ataque e o modelo de democracia que o presidente George W. Bush tenta impor, segundo artigo em www.adammagazine.com.
O PeaceBlogs (peaceblogs.org/list.php) reúne 538 ciberdiários de 29 países, com relatos atualizados hora a hora. Foi criado com o objetivo de opor-se a bloggueiros americanos a favor de Bush, entre eles o www.blogsofwar.com, que traz notícias da cobertura.
Na abertura da página, o autor pede que não lhe mandem links de sites pacifistas. "Comentários antiguerra e propaganda árabe serão banidos do site." No lado esquerdo, há vários links para autores de diários a favor do governo norte-americano.
Também contra o Iraque há o diário www.crazysaddam.com. O autor atualiza notícias em tempo real. Mais crítico é o www.warblogging.com/archives/000566.php, com artigos pró e contra e comentários sobre as notícias veiculadas por CNN e Fox.
Os sites noticiosos adotaram o formato de ciberdiário como um diferencial para seus internautas. Criaram links especiais para os correspondentes de guerra. É o caso da BBC, em news.bbc.co.uk/2/hi/indepth/2873651.stm. Correndo por fora, Kevin Sites, jornalista da CNN e correspondente de guerra, criou seu blogger em www.kevinsites.net, com fotos e pequenos comentários. A atualização das notícias do profissional foi suspensa na semana passada, sem mais explicações, e a CNN colocou à disposição dos interessados impressões mais impessoais em www.cnn.com/2003/WORLD/meast/03/22/otsc.irq.sites/index.html. O endereço para relatos dos outros correspondentes da rede está em www.cnn.com/WORLD/otsc/archive.
No Kuait, um grupo de internautas criou o blogger www.qhate.com, com clipes de vídeo do canal de TV árabe Al Jazeera. O diário reúne informações do cotidiano dos autores.
Daily Cos (www.dailykos.com/archives/catwar.html) promete análises e tem extensa lista de textos antes do início do conflito.
O portal Warblogs:cc (www.warblogs.cc) reúne dezenas de diários virtuais que estão fazendo a cobertura da guerra. Há seção para os bloggers contra o ataque. Inclui ainda links para notícias veiculadas no site do "The New York Times" e da BBC.


Texto Anterior: Explode audiência de sites noticiosos
Próximo Texto: Queimaduras são antigas, diz médico
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.