São Paulo, quarta, 24 de março de 1999

Texto Anterior | Índice

Primakov cancela ida aos EUA

das agências internacionais

O primeiro-ministro da Rússia, Ievguêni Primakov, cancelou uma visita oficial a Washington, que duraria de ontem até o dia 26.
O porta-voz da Casa Branca, Joe Lockhart, disse que Primakov decidiu cancelar a viagem depois que os EUA lhe informaram que a iniciativa de Holbrooke havia fracassado. Ele estava no oceano Atlântico, a caminho dos EUA.
A Rússia é contra a intervenção militar, o que, segundo analistas políticos, estimula a indisposição iugoslava para negociar.
O ministro da Defesa, Igor Sergueiev, disse que os bombardeios provocariam "um segundo Vietnã, mas, desta vez, dentro da Europa".
Já o ministro das Relações Exteriores, Igor Ivanov, disse que a Otan "mostraria sua verdadeira face, depois de garantir que não pretendia ser a polícia do mundo".
O Azerbaijão anunciou que tinha detido um cargueiro russo com seis caças que seriam levados à Iugoslávia, sob embargo de armas.
Segundo a agência de notícias "Turan", a tripulação disse inicialmente que o destino dos aviões era a Iugoslávia, mas depois afirmou que era a Coréia do Norte. Primakov declarou que a Rússia "ainda" não tinha violado o embargo.
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, James Rubin, disse que o governo estava analisando a denúncia, mas não tinha "uma avaliação definitiva".
A Macedônia fechou sua fronteira para os portadores de passaporte iugoslavo, com medo de instabilidade em seu território.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.