São Paulo, terça-feira, 24 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERU

Nos EUA, García pede apoio a TLC e prega contra a coca

DA REDAÇÃO

Diante do presidente peruano, Alan García, o presidente dos EUA, George W. Bush, cobrou ontem que o Congresso americano, dominado pela oposição democrata, aprove o TLC (Tratado de Livre Comércio) com o Peru.
"Eu insto que votem sim", afirmou Bush, mencionando tanto republicanos como democratas.
García visita os EUA num esforço para convencer os congressistas americanos a ratificarem o acordo de comércio, assinado pelos países em 2006 e já aprovado pelo Parlamento peruano.
As negociações para a aprovação estão congeladas porque os democratas exigem modificações no TLC, como a inclusão de cláusulas trabalhistas e ambientais.
O presidente peruano também usou a coletiva na Casa Branca para dizer que seu governo começou uma "guerra frontal" contra o narcotráfico com o programa de erradicação de plantações ilegais de coca -um dos principais pontos na política dos EUA para a região.
García enfrenta, porém, grande resistência interna. Os cocaleiros, cujo slogan é "Coca ou morte", bloqueiam estradas e estão em greve por tempo indeterminado desde a semana passada.
Além do Peru, estão à espera da ratificação dos acordos de comércio Panamá, Coréia do Sul e Colômbia -na mesma campanha de García, o presidente colombiano, Álvaro Uribe, chega aos EUA na próxima semana.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Em onda de repressão a mulheres, Irã prende 330 por trajes não ortodoxos
Próximo Texto: Bolívia: Governo quer repasse de ações de telefônica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.