São Paulo, quinta-feira, 24 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abbas pede a Haniyeh fim de ataques a Israel

Disparo de foguetes segue; retaliação fere seis

DA REDAÇÃO

Pela primeira vez desde o início dos confrontos entre milicianos dos grupos palestinos Hamas e Fatah , seus líderes, o premiê Ismail Haniyeh e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, encontraram-se, em Gaza.
Embora os confrontos entre o laico Fatah e o radical islâmico Hamas tenham se encerrado desde o fim de semana, com um cessar-fogo, Abbas e Haniyeh discutiram ontem o conflito entre milicianos do Hamas e o Exército israelense.
Abbas tentou convencer o Hamas a suspender os ataques que tem feito contra território israelense, que já há mais de uma semana têm tido como resposta bombardeios de Israel a alvos do Hamas na faixa de Gaza. Esses confrontos já deixaram mais de 50 mortos, sendo uma das vítimas israelense.
Líderes de milícias ligadas ao Hamas exigem, porém, que a trégua seja bilateral; eles se recusam a suspender os ataques, que têm sido conduzidos com foguetes Qassam, enquanto as Forças Armadas de Israel não pararem de atacar também. Mais, eles exigem que o cessar-fogo se estenda à Cisjordânia.
Nos confrontos de ontem, seis foguetes foram disparados contra Israel, sem ferir ninguém. Já as forças israelenses bombardearam duas casas de câmbio supostamente usadas para arrecadar fundos para o Hamas em Gaza e atacaram um suposto arsenal do grupo e um campo de refugiados, ferindo seis pessoas. Ainda em Gaza, soldados de Israel fizeram uma busca por milicianos do Hamas e detiveram sete palestinos.
Abbas e Haniyeh se comprometeram a se reunir novamente nos próximos dias. Os dois precisam pôr em prática um plano de segurança conjunto para os territórios palestinos, o qual prevê a repressão a milicianos ilegais que não só atacam Israel, mas lutam entre si. No recente confronto entre os grupos, mais de 50 palestino morreram em duas semanas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Síria está por trás de radicais, diz especialista
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.