São Paulo, quinta-feira, 24 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americano é detido em Teerã

DA REDAÇÃO

O Irã prendeu um cidadão de nacionalidade iraniana e americana, Kian Tajbakhsh, que trabalha em Teerã para o Instituto Open Society, entidade que difunde a democracia e os direitos humanos, criada pelo megainvestidor George Soros.
Com a prisão, sobe a quatro o número de cidadãos com essa dupla nacionalidade presos pelo regime iraniano. Em Teerã, as autoridades exigiram que os EUA "libertem imediatamente" Mohamad Alavi, um engenheiro americano de origem iraniana preso em abril por ter levado ilegalmente ao Irã códigos de programas de computador.
Nesse mesmo pacote de tensões, o embaixador da Suíça em Teerã -aquele país representa os interesses americanos, desde a ruptura das relações diplomáticas entre EUA e Irã- foi convocado pela chancelaria iraniana e recebeu um pedido de indenização do governo local, em razão da prisão por militares americanos, em janeiro, de cinco iranianos no Iraque. O Irã reafirma que os cinco são diplomatas, enquanto os EUA argumentam que estão envolvidos na ajuda à insurgência xiita.


Texto Anterior: Irã ampliou processamento de urânio
Próximo Texto: Sérvia: Justiça condena acusados de matar ex-primeiro-ministro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.