São Paulo, terça-feira, 24 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vulcão cancela voos e faz roteiro de Obama mudar

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Empresas aéreas como British Airways e KLM cancelaram voos previstos para hoje no Reino Unido, principalmente Escócia, devido à nuvem de cinzas emitida pelo vulcão islandês Grimsvotn, que entrou em erupção no sábado.
A erupção também fez o presidente dos EUA, Barack Obama, antecipar de hoje para ontem à noite seu voo de Dublin, capital irlandesa, para Londres.
O órgão do Reino Unido para meteorologia prevê que a nuvem atinja hoje República da Irlanda, Irlanda do Norte, Escócia e parte do norte da Inglaterra. Os principais aeroportos da Islândia reabriram ontem, mas outros países da Europa estão em alerta.
No ano passado, as cinzas provenientes da erupção de outro vulcão na Islândia, o Eyjafjallajokull, fizeram cerca de 100 mil voos serem cancelados na Europa, prejudicando 10 milhões de passageiros e causando prejuízos estimados em US$ 1,7 bilhão.
Desta vez, as empresas dizem que a suspensão de voos é preventiva, e cientistas afirmam que o tipo de cinza emitido pelo Grimsvotn (pronuncia-se "grinch-vótn") se espalha com mais dificuldade.
Além disso, alegam os especialistas, os ventos dificultam a dispersão, e o risco de que a nuvem atinja a Europa continental -como ocorreu com o Eyjafjallajokull- é menor.
As autoridades britânicas de aviação civil, por sua vez, dizem estar mais bem preparadas para lidar com os efeitos da nuvem.


Texto Anterior: Tornado mata pelo menos 116 nos EUA
Próximo Texto: Paquistão pede que a China construa base naval no país
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.