São Paulo, domingo, 24 de junho de 2001

Texto Anterior | Índice

CUBA

Fala era transmitida pela TV; ditador reaparece minutos depois e diz que está bem

Fidel sofre colapso e deixa palanque

DA REDAÇÃO

O ditador cubano, Fidel Castro, 74, reclinou sua cabeça sobre os microfones ao pronunciar discurso ontem de manhã em Havana diante de 60 mil pessoas e foi rapidamente retirado do pódio antes de cair. A cena foi transmitida ao vivo pela TV nacional. Algumas pessoas começaram a chorar na platéia, que passou a gritar "Fidel" quando o ditador voltou minutos depois para se despedir.
"Não dormi esta noite procurando papéis... Estou bem. Nós nos veremos à noite. Pátria ou morte! Venceremos!", disse Fidel antes de deixar o local. Ele prometeu que terminaria o discurso ainda ontem em outro evento. Foi a primeira vez em 42 anos no poder que Fidel não terminou um de seus longos discursos.
O incidente deve estimular ainda mais as especulações sobre a saúde do ditador e quanto tempo ele ainda seguirá no poder.
Ao se inclinar sobre os microfones, pálido, Fidel foi seguro por seus seguranças. "Calma e coragem, levantemos nossa bandeira", disse o chanceler Felipe Pérez Roque tomando os microfones após o incidente. Pérez Roque disse que Fidel havia tido atividades intensas nos últimos dias.
"O comandante-em-chefe não pôde terminar seu discurso", disse um breve comunicado lido na abertura do noticiário do meio-dia da TV estatal. "O calor e o sol excessivo produziram fadiga."
Ao voltar ao pódio, menos de dez minutos depois, Fidel disse que se sentia bem: "Estou inteiro". O ditador estava discursando por cerca de duas horas antes do incidente, em evento convocado para pedir a liberdade de cinco cubanos condenados nos EUA por espionagem.
Até o fechamento desta edição Fidel não havia se apresentado em público para terminar o discurso, conforme prometera após o incidente ocorrido à tarde.
O estado de saúde de Fidel é tema tradicionalmente banido do noticiário cubano.



Texto Anterior: Reino Unido: Jornal pode sofrer processo no caso Bulger
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.