São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 2002

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ESTRATÉGIA

Fumante pediu que sua mulher o filmasse

França usa paciente à beira da morte em campanha contra cigarro

DA ASSOCIATED PRESS

Uma campanha nova de combate ao cigarro lançada na França recorre ao choque para incentivar fumantes a abandonar o vício. Para isso, utiliza imagens reais de um homem à beira da morte por câncer no pulmão.
Veiculadas pela TV pela primeira vez na segunda-feira, as imagens mostram um homem esquelético de 49 anos sentado em sua cama, cinco dias antes de morrer. "Este é apenas alguém que começou a fumar aos 14 anos, idade em que as pessoas acham que são imortais", diz uma voz no clipe, que dura 27 segundos. ""Ele nunca conseguiu parar." Imagens da vida do homem aparecem na parede de seu quarto durante todo o filme, que termina com um aviso: ""Começar aos 14 é fatal".
O fumante mostrado, Richard Gourlain, pediu a sua mulher que o filmasse, na esperança de que as imagens pudessem ser utilizadas para desencorajar outras pessoas de fumar, disse Gerard Dubois, presidente do Comitê Nacional Antitabagista, que produziu o filme. Gourlain morreu em 1999.
"Pode-se dizer que é sensacionalista, que é muito duro -mas queríamos mostrar a verdade", disse Dubois. ""Essas imagens correspondem à realidade."
O comitê francês resolveu usar táticas de choque depois de observar o êxito das campanhas lançadas em países anglo-saxões.
De acordo com o Centro de Documentação e Informação sobre o Tabaco, uma associação de fabricantes e lojas que vendem tabaco e cigarros, 83 bilhões de cigarros foram comprados na França no ano passado. Por volta de 60 mil pessoas morrem por ano no país de doenças vinculadas ao fumo.



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