São Paulo, sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARGENTINA

Oposição tenta estratégia para barrar vitória de Cristina

DE BUENOS AIRES

A pouco mais de dois meses para as eleições, a oposição tenta suas últimas cartadas para impedir que a senadora e primeira-dama Cristina Fernández de Kirchner seja eleita presidente no primeiro turno. Ontem foram confirmadas mais duas candidaturas: a dos governadores Alberto Rodríguez Sáa e Jorge Sobisch.
Sáa, irmão de Adolfo Rodríguez Saá, que presidiu a Argentina por uma semana durante a crise de 2001, foi reeleito no fim de semana governador da Província de San Luís com quase 85% dos votos. A performance o creditou para ser escolhido candidato da ala peronista que não apóia Kirchner.
A decisão levou Sobisch, que apoiava o grupo, a se desvincular e insistir no lançamento de sua própria candidatura. Ele governa a Província de Neuquén e já vinha cogitando sua candidatura desde o início do ano, mas atrasou seus planos devido à repercussão negativa pela morte de um professor em abril, durante enfrentamento entre manifestantes e a polícia da Província.
Enquanto isso, dois dos principais candidatos da oposição correm contra o relógio para formar uma aliança -Elisa Carrió, que disputa o segundo lugar nas pesquisas com Roberto Lavagna, abriu as portas a um acordo com Ricardo López Murphy. Ambos têm origem na União Cívica Radical, mas seus aliados resistem. O prazo para fechar acordo termina terça.
Já o governo aposta nas boas notícias econômicas para manter a folgada vantagem de Cristina nas pesquisas -segundo um levantamento do instituto Ipsos Mora, divulgado ontem, ela tem 49% das intenções de voto, contra 11% de Lavagna e 9% de Carrió.
Ontem, o governo anunciou que aumentará a partir de 1º de setembro em 40% a ajuda mensal para trabalhadores que ganham até 4.000 pesos (cerca de R$ 2.550) e têm filhos. A ajuda mínima por filho passou de 36 a 50 pesos e a máxima, de 72 a 100. (RODRIGO RÖTZSCH)


Texto Anterior: Furacão Dean: Nove pessoas morrem no México
Próximo Texto: Funerárias de Caracas criam regras contra violência em velórios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.